This is a platform for User Generated Content. G/O Media assumes no liability for content posted by Kinja users to this platform.

Sandra Guimarães De Oliveira

7 Sugestões Pra Ir Em Provas Da CEBRASPE (Antigo CESPE/UNB)

Ao mesmo tempo, existe um vagaroso avanço. Entre 2014 e 2015, a diferença salarial entre gêneros no Brasil diminuiu. No setor bancário, as mulheres representam 46% da ordem e possuem níveis de escolaridade mais altos do que os homens. A Prosperidade Da Mulher No Mercado De Trabalho , de acordo com fatos do Dieese, apenas 12% dos cargos de diretoria são ocupados por pessoas do gênero feminino, que assim como são minoria (45%) nos cargos comissionados como supervisão, chefia e coordenação. Nesse sentido, datas como o Dia Internacional da Mulher são sérias pra conversar como ampliar verdadeiramente a participação feminina em todos os níveis. O exemplo e a notabilidade têm papeis essenciais pra fomentar a participação.

Advertisement

Maria Eugênia López, diretora executiva de Private Banking do Santander, acredita que a diversidade é primordial. “Diversidade vende, e não adianta colocar só homens para sonhar em uma área, ausência para eles um observar distinto. Cristina Junqueira, Co-fundadora do Nubank, trabalhou quase toda a carreira em ambientes com bem mais homens - dentre eles grandes bancos. Para ela entregar flores no ambiente de trabalho nessa data sem olhar pra realidade de diferença e sem falar como melhorar esse recinto para a mulher chega a ser um “insulto”. Já Vanessa Lobato, Vice-Presidente de Recursos Humanos do Santander, anuncia que o machismo é cultural, contudo a tendência é perder espaço.

“Quando estamos em uma discussão sobre isso apontar funcionários pra algum cargo e surge uma mulher, eu amo de estar presente. ] comentam ‘ela tem filhos, podes ser mais difícil’, e eu me coloco ‘e daí? Eu tenho filhos, tenho três’. Quando me veem, eles percebem que eu tenho razão”, comenta. A diferença vem desde a formação.

Advertisement

Cristina, que fez Faculdade Politécnica da Faculdade de São Paulo, declara que a proporção de gênero costuma ser de menos de 100 mulheres pra 750 pessoas que entram anualmente. Wilsa Figueiredo, diretora da área de Soluções de Atacado do Banco do Brasil, fez faculdade em Minas Gerais, onde não era desigual.

“Os homens viviam comentando que não tinha mulher”, Confira Cinco Sugestões Para Passar No Concurso De Auditor Fiscal Da Receita Da Federal . Isto não muda para a pós-graduação. “Todos os cursos que fiz até hoje tinha bem mais homens do que mulheres”, alega Maria Eugênia. Isso ocorre em boa parcela por conta de uma cultura que vem desde o começo da formação, no momento em que mulheres são desencorajadas a lidarem com números. “Existe sim a falácia de que as mulheres não sabem encarar com dinheiro, entretanto ao mesmo tempo já há várias pesquisas que esclarecem que isso não é verdade”, diz Cristina. Pra Vanessa, a solução é destacar que a mulher é apto e utilizar isto pra encorajar as recentes gerações a seguirem os trajetos que quiserem.

Advertisement
  • CEU Três Lagos
  • Alimente-se: uma sensacional alimentação auxílio na concentração e insistência pra aprender
  • Monique Vargas Comentou
  • Motorista de Caminhão Granel I

“Também estamos contratando por aqui no banco, cada vez mais, pessoas desenvolvidas em algumas áreas, não só engenharia e economia, isso socorro muito a ampliar a diversidade”, comenta. Segundo Ana Cristina Rosa Garcia, gerente Executiva da área de Gestão de Pessoas do Banco do Brasil, o acontecimento de haver concursos internos e provas pra entrar e para mudar de cargo pela companhia auxílio a existir menos discriminação.

Advertisement

Dicas Pra Ir Em Concursos as provas, sobressaem que merecem estar lá, não importa de onde vieram”. O banco adotou uma política de chamar uma proporção maior de mulheres do que de homens para processos seletivos internos de cargos de Superintendência. “Conforme sobem pela carreira, a gente percebe uma queda de participação das mulheres, que ocupam 41% dos cargos em geral, assim não existem dúvidas nessas ações afirmativas”, explica. Todas as mulheres entrevistadas para esta reportagem têm filhos, e nenhuma delas discorda: suporte familiar é fundamental pra adquirir subir pela carreira. Participação é palavra chave.

“Não adianta ansiar que a mulher faça tudo sozinha. A mulher sofre uma cobrança muito maior: no momento em que deixa de dirigir-se na festinha da faculdade por serviço, a título de exemplo, é visão como uma péssima mãe. Ao mesmo tempo, quando o pai faz qualquer coisa pelos filhos, é ‘nossa, como ele é participativo’.

Advertisement

Não pode ser dessa forma, deve ter apoio”, dispara Vanessa. Bem como existe uma responsabilidade das companhias. ”Aqui no banco uma das nossas ações permite que as mulheres escolham trabalhar em agências próximas de tuas casas ou das escolas dos filhos”, conta Ana Cristina. Ela também acha que a participação parental tende a ficar mais igualitária com o passar dos anos. “Eu acredito que a formação dos pais novos quer se envolver mais com a família. Vemos os pais desejando encaminhar-se à reunião da instituição, participar, vejo este desejo até.

No meu discernimento, a gente deveria passear pra acrescentar essa licença paternidade” - hoje, o BB dá 10 dias pros pais. No Santander, há salas de aleitamento para que a mãe possa levar as gurias pela fase de amamentação, se preferir. Conheça 7 Histórias De Quem Fez Pós-graduação E Mudou De Carreira canais de relacionamento, aplicados em todos os bancos e que funcionam bem como para denúncias de comportamentos preconceituosos e inadequados, também conseguem auxiliar mulheres a sentirem-se mais seguras no recinto de serviço. Ao mesmo tempo, é preciso observar às sutilezas e tomar cuidado pra não inibir as vítimas.

Share This Story

Get our newsletter