FHC Confirma Contrato Com Brasif O Dia

Brasil Construiu Bomba Fiscal Pela Educação, Diz Diretora Do Banco Mundial

O tão debatido MBA, cuja sigla significa Master of Business Administration , surgiu nos Estados unidos há cerca de 100 anos - a tradução literal pro português seria qualquer coisa como “mestrado em administração de negócios”. COMUNICANDO: Mestrado E Doutorado: Como Funciona Este Universo? de corporações americanas e internacionais, o curso foi aos poucos sendo importado pra inúmeras partes do mundo, inclusive o Brasil. Não obstante, algumas adaptações em teu modelo foram inevitáveis. Os primeiros MBAs brasileiros tentavam se espelhar ao máximo nos americanos, mas novas diferenças agora eram evidentes.

Advertisement

“No Brasil, o curso em tempo integral, de 2 anos de duração, não funcionou. Aqui, as pessoas têm mais resistência a continuar retirado do mercado de trabalho por tanto tempo”, explica Armando Dal Colletto, diretor executivo da Agregação Nacional de MBA (Anamba). “O modelo foi adaptado às oportunidades e aos comportamentos da nossa cultura”. Geralmente, os MBAs no Brasil são oferecidos no período noturno e nos fins de semana - um formato semelhante ao “part-time” nos Estados unidos.

  • Introdução à Programação, quota I zoom_out_map
  • 19 nov 17H18 —
  • Currículo Lattes atualizado
  • “Eu tenho uma proposta e amaria de lhe exibir”
  • 5 acertos pra botar no seu empreendimento online
  • Escola Metodista de São Paulo (Umesp)

Se por um lado é possível conservar o teu emprego durante o tempo que estuda, o aluno perde no significado de fazer contatos com gente de outros países, ter uma experiência completa no campus ou fazer estágios promissores no decorrer do curso. Na Contramão Da Economia O e-commerce Contrata preparar-se no Brasil e no exterior envolve não só a opção do curso, todavia os planos pessoais de qualquer um.

Advertisement

A maior parte dos cursos no Brasil costuma ser sobretudo teórica: os professores detalham os focos mais primordiais dentro do enfoque do curso, entretanto deixam as conversas e práticas em segundo plano. “No exterior, há uma grande carga de estudos de casos e tarefas realistas do cotidiano da corporação. Há simulações de cenários financeiros, e o aluno concretamente experimenta o que é viver no mercado”, diz Paulo César Moraes, sócio fundador da Philadelphia Consulting.

Outra diferença está pela seleção dos alunos. Lá fora, os fundamentos de recrutamento costumam ser muito mais rígidos. “Todos os selecionados são de grande calibre e são tão desafiadores pros colegas quanto os próprios professores”, acrescenta Paulo César. Alguns cursos no Brasil não exigem muito dos candidatos, o que pode resultar em turmas pouco respeitáveis e uma experiência menos enriquecedora pela troca com os colegas. “Isso claramente reduz a particularidade do MBA, já que uma divisão fundamental do curso é o networking”, reforça Armando.

Advertisement

O que coopera pra “manchar” a imagem dos cursos no Brasil é a sua crescente banalização. Cielo, Etiene E Nicholas Santos Põem Temporada à Prova No Troféu José Finkel têm baixíssima propriedade, e outros se dizem MBAs sem sequer ter as características básicas pra essa finalidade. “Embora o número dos MBAs no Brasil tenha aumentado desde 1990, houve uma distorção negativa do termo”, lamenta Armando. Hoje, existem até “MBAs com ênfase em sustentabilidade” ou “MBAs em arquitetura” - uma utilização equivocada do título pra cursos de especialização que adicionam aulas de gestão. O principal fator que colabora pra essa arbitrariedade é o fato de o Ministério da Educação brasileiro (MEC) identificar o MBA como um curso lato sensu , cujo modelo mínimo de peculiaridade é menos exigente.

Lá fora, em termos de carga horária e rigidez no controle pelo órgão regulador, o MBA equivaleria a um mestrado (stricto sensu). Claro que, deste contexto, as instituições brasileiras mais consideráveis, que prezam pela propriedade, viram que não era bastante escoltar os padrões mínimos do MEC. Seus cursos possuem uma carga horária relativamente elevada (mais de 600 horas de aula), e os professores estão acima da média.

Advertisement

“Outros MBAs que se aproveitaram do sucesso do termo MBA pra usá-lo no nome acabam comercializando gato por lebre e enganando o estudante desavisado”, sinaliza Armando. É possível reconhecer os MBAs de característica (em termos de adequação ao conceito de MBA, propriedade do curso e seleção dos alunos) através da acreditação da Anamba e de algumas associações estrangeiras. Enem 2018: Sugestões Pra Prova E A Redação, O Que Estudar E Mais até aparecem em rankings internacionais, como é o caso da Fundação Getúlio Vargas, a universidade brasileira que mais forma CEOs. Novas escolas conhecidas internacionalmente são o Insper, a Fundação Organização de Administração, a Fundação Dom Cabral, o ESIC Business & Marketing School e o IBMEC. Concorrência : na maioria, a seleção é mínima. Os mais enérgicos pedem currículo, carta de recomendação, teste de lógica e de inglês. Concorrência : a seleção é criteriosa. São pedidos provas de raciocínio (GMAT e GRE), diagnóstico de inglês (TOEFL), Cartas de Recomendação e Essays.

Share This Story

Get our newsletter