GUIA DE AÇÕES

Não precisa ser investidor da bolsa de valores pra se deparar, quase todos os dias, com diversos termos econômicos. Um dos mais comuns é a taxa Selic. Por todo Caso , as pessoas ligam a televisão ou acessam a web e se deparam com notícias a respeito do sobe e desce desse indicador. Mesmo assim, ele acaba sendo muito pouco compreendido pelas pessoas em geral. A taxa Selic é taxa que o governo paga quando pega dinheiro emprestado. Desse modo, ela bem como é conhecida como taxa básica de juros, propriamente por causa de serve como a apoio pros juros de toda a economia do nação.

Advertisement

Deste modo, ela tem uma influência direta a respeito da vida das pessoas, porque sua modificação pode afetar o controle da inflação, que se relaciona diretamente com a atividade econômica. Por esse guia, explicaremos um pouco mais sobre o que é a taxa Selic, do mesmo modo as decorrências de sua alteração no cotidiano das pessoas e da economia brasileira. Como é definida a taxa Selic? Qual o seu valor hoje?

A taxa Selic anual é a taxa de juros da economia do Brasil. A taxa Selic meta, que é a meta deliberada em reuniões do Comitê de Política Monetária e serve para balizar os juros no nação. A taxa Selic over, que usada como o juro nos empréstimos interbancários de curta duração.

Advertisement

A meta da Selic é a mais utilizada por diversos motivos, que explicaremos a acompanhar. Mas vamos falar primeiro o funcionamento da Selic over. Como Fazer Salgados Para Vender over é utilizada pelo mercado interbancário pro financiamento de operações com duração diária, que são lastreadas em títulos públicos federais. Vamos à prática. Todos os bancos do povo são obrigados por lei a depositar uma fração do dinheiro que têm ante tua custódia em uma espécie de “conta” no Banco Central (BC). Porém, como todo dia estas instituições exercem numerosas operações financeiras, é muito A Taxa De Juros Livre De Riscos , ao desfecho do expediente, elas tenham em seu poder mais ou menos dinheiro do que no momento em que o dia começou.

Então, a porcentagem que deve permanecer com o Banco Central varia diariamente. Pra se adaptarem à regra, os bancos que têm uma porcentagem menor do que a necessária ante posse do BC tomam empréstimos de curtíssimo prazo dos bancos que têm mais do que o que precisam. Essa operação é chamada de overnight. A garantia para esses empréstimos são os títulos do Tesouro Nacional, de modo a eliminar ao máximo o risco - e também os juros. Desse modo, como os empréstimos são de curtíssima duração e o traço praticamente inexiste, a remuneração por este crédito é baseada no quanto o governo paga de juros sobre o assunto esses títulos.

Advertisement

Vale ressaltar, por aqui, que a sigla Selic significa Sistema Especial de Liquidação e Custódia, que é o sistema onde esse tipo de operação é registrada. Deste modo, o sistema Selic nada mais pertence ao que um sistema computadorizado, comandado pelo Banco Central, por onde ele controla a emissão, compra e venda de seus títulos públicos. Bem que o valor instituído pelo governo seja a base para as negociações, a taxa Selic varia todos os dias com base na média de juros paga nessas operações interbancárias.

  • Planilhas de Excel
  • JESUEL FRANÇOZO
  • 4 Equipas do Resto do Universo
  • Depósitos compulsórios
  • 10 Exemplo 10.1 Rendimentos
  • MINI CONTRATO: UMA DAS Escolhas FAVORITAS DE QUEM COMEÇA COM Pouco DINHEIRO
  • Redes sociais
  • Ideia de um colega

Normalmente, essa modificação é muito pequena, na casa dos décimos. O valor da Selic over é anunciado diariamente pelo Departamento de Operações de Mercado Aberto (Demab), subordinado ao Banco Central. Imediatamente que tratamos a respeito da Selic over, que é menos utilizada pelas pessoas em geral, vamos cuidar da Selic meta. A taxa Selic meta é a que normalmente é citada em noticiários e tem superior seriedade no cotidiano dos brasileiros.

Advertisement

Ela é determinada pelo Comitê de Política Monetária e Governo Vai Mudar Juros Dos Empréstimos Do BNDES Em 2018 o governo paga quando pega dinheiro emprestado. Tal como cada pessoa, o governo também empresta recursos pra preservar tua “máquina” em funcionamento. Este recurso é o que vai ser usado pra educação, saúde, infraestrutura, e também ser direcionado para a manutenção da infraestrutura dos três Poderes. Se bem que os impostos sejam a principal maneira de financiamento do governo, diversas vezes ele precisa de algumas fontes de plano. Pra comprar esses fundos, o governo lança seus títulos públicos ao mercado.

Share This Story

Get our newsletter